quarta-feira, 2 de outubro de 2002

Gigantes e Moinhos de Vento. Comunicado

Face a algumas reacções relativas ao n/ comunicado “Transição Curricular, Inscrições e Início de Ano Lectivo”, divulgado a 1 de Outubro de 2002, Os Representantes dos Alunos na CCPRU vêm por este meio anunciar que:

Não foram transcritas nenhumas afirmações da Directora de Curso, antes foram veiculadas considerações tidas e compromissos firmados perante a assembleia de estudantes.

A Directora de Curso anuiu tacitamente a que não se frequentassem “quaisquer aulas” quando proferiu a seguinte frase : “Se fosse eu que mandasse, vocês não tinham aulas nenhumas!”.

O Comunicado refere “… não frequentar quaisquer aulas, nomeadamente teórico-práticas e práticas …”, onde a utilização de ‘nomeadamente’* determina quais as aulas a não frequentar: aulas teórico-práticas e práticas, não sendo todas e ‘quaisquer aulas’ conforme pretendem fazer crer.

Quanto ao ‘canal exclusivo’, sabemos claramente que a Directora de Curso é ‘alheia’ à sua disponibilização, donde fazer crer que pretenderíamos passar outro tipo de informação que não o compromisso assumido da Directora de Curso em participar activamente na mesma exigência, é para nós, Representantes dos Alunos, no mínimo estranho.

Independentemente da anuência, ou não, da Directora de Curso, o que os Alunos de PRU decidiram unanimemente, e de livre e espontânea vontade, tal como refere o comunicado, foi a não frequência das aulas teórico-práticas e práticas, para além do resultado da sua solicitação aos colegas docentes para adiarem a leccionação dessas aulas por uma semana, acrescentando o facto dessa não frequência decorrer por tempo indeterminado extensível à resolução do problema.

Na sequência do agora anunciado, não entendemos:

Que a Directora de Curso tenha sentido a necessidade de reagir tão prontamente ao n/ comunicado, apontando a lança e descarregando as suas energias a combater, qual D. Quixote, os pretensos gigantes, quando de moinhos de vento se tratavam!

A reacção da Directora de Curso, solicitando “… aos autores do referido comunicado que se retratem das incorrecções …” fazendo crer que os mesmos teriam tido uma acção falaciosa e voluntariamente deturpadora, donde somos levados a subentender uma ligeira insinuação que nós, Representantes dos Alunos, teríamos agido com objectivos paralelos à boa resolução da questão (que não vislumbramos quais poderiam ser), e atentatórios da sua dignidade e bom nome, o que obviamente refutamos categoricamente.

E Para que não restem dúvidas, afirmamos que:

Os Alunos de PRU não estão ‘em guerra’ contra ninguém!

Os Alunos de PRU estão sim, ‘em guerra’, contra a inoperância que possibilitou o surgimento deste problema, lesivo dos interesses dos alunos, em sentido estrito, e da própria Escola de Planeamento, em sentido lato (porque não da própria Universidade), pondo em causa “a organização prossecução dos trabalhos e respectivos objectivos pedagógicos” como refere a Directora de Curso na sua reacção (não o tendo feito na assembleia de estudantes).

Os Alunos de PRU estão sim, a ‘guerrear’, a favor da resolução do problema!

Deste modo reiteramos toda a validade, do comunicado anterior, porquanto as reacções não refutam os factos descritos, e o problema continua por resolver! Que é única e exclusivamente o objectivo que nos move!

Como o objectivo único era o de demonstrar que os alunos se encontram unidos ( acreditamos que conjuntamente com a Directora de Curso ) na resolução deste problema concreto, não entendemos de facto as reacções, e esperamos que tudo não tenha passado de um pequeno equívoco devido a uma inesperada desinterpretação!

Nós, alunos, continuamos todos juntos e empenhados na resolução da questão, e estamos convencidos que contamos com a máxima disponibilização da Directora de Curso e de toda a comunidade.

* Designando o nome. De nomeado : que se nomeou, designado, indicado, determinado, expresso. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Enciclopédia, Lisboa, 1960.

Sem comentários: